Novos Programas de Português do Ensino Básico

Blogue dos Formandos da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe

Ensinar uma língua é ensinar a viver

Ensinar a língua será, pois, necessariamente, proporcionar aos alunos que construam com consciência o seu mundo interior e o mundo em que se movimentam – e será […], proporcionar-lhes a construção criativa e a fruição da «forma de vida» que na língua se compreende e que por ela, na multiplicidade dos seus usos, se torna manifesta e continuadamente se renova. (Fonseca, 1992: 247).

Uma das questões centrais que se coloca ao ensino da Língua Portuguesa é a da educação linguística ao longo do ensino básico que deve passar pelo domínio do português, dito padrão e pela contínua aquisição das competências de produção escrita e oral e do saber ouvir e saber ler, bem como pela aquisição de conhecimentos gramaticais automatizados por parte de todos os aprendentes. Mas dotá-los dessas necessárias competências só ganha sentido se os cidadãos portugueses aprenderem a gostar da sua língua e dos textos que com ela comunicam e  produzem diferentes pensamentos.

Qualquer língua que seja constituir-nos-á sujeitos individuais, mas também sujeitos colectivos. Fernando Pessoa afirmou a seguinte frase: “A minha pátria é a língua portuguesa” e é nela que  encontramos as nossas verdades; é nela que pensamos e que verbalizamos os nossos  sentimentos… Ela faz parte de nós, de quem somos e da forma como vemos e ouvimos o mundo. Isso ninguém nos vai conseguir tirar.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: